6 mitos dos procedimentos minimamente invasivos em cirurgia plástica em que não deve acreditar

Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos minimamente invasivos que ainda circulam e que precisam de ficar no passado.

  1. A toxina botulínica/Botox® é utilizada para aumentar os lábios. 

MITO: A toxina botulínica reduz a actividade dos músculos da face, reduzindo rugas de expressão. É essencialmente utilizada para diminuição das rugas da região frontal (testa) e em redor dos olhos, mas poderá também estar indicado para relaxamento de outros grupos musculares. Pode também ser utilizada para reduzir a transpiração das axilas, palmas das mãos ou plantas dos pés. Para o aumento dos lábios estão indicadas outras substâncias como o ácido hialurónico.

  1. Com a aplicação de toxina botulínica/Botox® o rosto fica paralisado e sem expressão. 

MITO: Se aplicado por um profissional competente, a toxina botulínica reduz a actividade muscular sem provocar a paralisação completa da expressão facial. É por isso uma substância muito útil, não só no tratamento, como na prevenção de rugas de expressão, com resultados muito naturais.

3. O ácido hialurónico altera a expressão facial
MITO: O ácido hialurónico deve valorizar as características faciais individuais, não transformá-los. Quando aplicado por um médico experiente, o objetivo é repor volume perdido, hidratar e melhorar a harmonia facial, sem criar exageros.

4. Os preenchimentos faciais são permanentes
MITO: O ácido hialurónico e outras substâncias como os bioestimuladores de colagénio são absorvidos pelo organismo. A duração depende da zona tratada, do tipo de produto e de características individuais de cada paciente, mas em média varia entre 12 a 18 meses. Não existem preenchimentos faciais permanentes aprovados na União Europeia por isso desconfie se lhe oferecerem esta opção.

5. Os tratamentos minimamente invasivos não têm riscos
MITO: Apesar de serem considerados procedimentos relativamente seguros, existem riscos e complicações descritas em todos os procedimentos. Pode ocorrer edema, hematomas ou, em raros casos, complicações graves como a oclusão vascular, necrose de pele ou mesmo cegueira. Antes de fazer qualquer procedimento minimamente invasivo informe-se junto do seu médico de quais os possiveis riscos associados e certifique-se que escolhe um médico qualificado para os realizar.

6. Só mulheres recorrem à Medicina Estética
MITO: Cada vez mais homens procuram tratamentos como toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurónico, peelings e procedimentos para melhorar a qualidade da pele. A Medicina Estética é indicada para qualquer pessoa que queira melhorar a sua aparência de forma segura e natural.

Sabia que… Os implantes mamários podem ser colocados em três planos diferentes?

Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...

Comer 5 peças de fruta por dia é uma opção saudável?

A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...