Principais Indicações:
A orelha alada (também conhecida como orelha proeminente ou orelha de “abano”) é uma malformação congénita muito frequente, que afeta cerca de 5% da população. Caracteriza-se pelo afastamento da orelha em relação à cabeça e ausência das pregas características (anti-helix). Pode ser unilateral ou bilateral.
Apesar de não estar associado a qualquer consequência fisiológica relevante, vários estudos apontam que esta malformação está associada a stress psicológico, trauma emocional e problemas comportamentais nas crianças.
A otoplastia pode ser realizada a partir dos 4 anos de idade, e pode ser realizada em idade pediátrica ou em idade adulta. É feita com anestesia local e sedação, ou com anestesia geral.
É realizada uma avaliação por um cirurgião plástico e proposta a técnica mais adequada.
Duração média de 1 a 2 horas, sob anestesia local e sedação ou anestesia geral.
Internamento: não.
Utilização de faixa de contenção durante 6 semanas (24h/dia nas primeiras 3 semanas).
Edema e hematomas: 1 a 2 semanas.
Evitar dormir sobre as orelhas nas primeiras semanas.
Proteger a região de impactos e esforços físicos.
Utilização de fita ou faixa de otoplastia.
Aplicação de pomada antibiótica até à cicatrização completa.
Consultas regulares para controlar a cicatrização e o posicionamento da orelha.
Ainda não foram adicionadas reviews nesta especialidade.
Saiba mais
A otoplastia deixa cicatrizes visíveis?
As cicatrizes localizam-se na parte de trás da orelha, escondidas no sulco natural, tornando-se praticamente impercetíveis com o tempo.
Com que idade se pode fazer a otoplastia?
A otoplastia está indicada a partir dos 4 anos, idade em que a orelha está completamente formada e a criança já tem maturidade para compreender e colaborar nos cuidados pós-operatórios. Quando realizada nesta idade, a correção ocorre em período pré-escolar e numa idade em que ainda não existe constrangimento social. Em adultos, pode ser realizada em qualquer idade, desde que não haja contraindicações médicas.
Quando posso voltar à escola ou trabalho?
A maioria das pessoas poderá retomar a sua rotina ao fim de 2 dias, desde que utilizem a fita ou faixa recomendada. A prática desportiva ou atividades de contacto estão contraindicadas durante 6 semanas.
Posso usar óculos depois da otoplastia?
Poderá voltar a usar óculos ao final de 4 semanas pós-operatórias.
O resultado da otoplastia é definitivo?
Sim. Uma vez corrigido, o novo formato da orelha mantém-se, embora possam ocorrer pequenas variações com o tempo. Em situações muito raras, e habitualmente na sequencia de trauma, pode ocorrer rutura dos pontos internos e recidiva da orelha alada.
Quais são os riscos e complicações da otoplastia?
As complicações da otoplastia são raras. Incluem infecção (condreite), hematoma, assimetria, alterações da sensibilidade, recidiva da orelha alada e cicatrizes hipertróficas ou quelóides. O cumprimento dos cuidados pós-operatórios reduz significativamente estes riscos.
Quanto custa a otoplastia?
Para obter um orçamento para esta cirurgia, agende a sua consulta ou fale connosco.
Onde posso fazer a otoplastia?
Na Skinology Plastic Surgery, temos especialistas e Cirurgia Plástica com experiência nesta cirurgia. Agende a sua consulta.
Onde posso realizar uma abdominoplastia?
Na Skinology Plastic Surgery, temos cirurgiões plásticos experientes, garantindo segurança, técnica apurada e resultados naturais. Agende a sua consulta para saber se este procedimento é indicado ao seu caso.
SKINOLOGY BLOG
Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...
A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...
Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos...
Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...
A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...
Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos...