Mastopexia

Tronco nu de uma mulher com as mãos a cobrir os seios.

A mastopexia, também conhecida como lifting mamário,tem como objectivo corrigir a flacidez ou ptose da mama.

Principais indicações

  • Mamas descaídas (ptose mamária)
  • Perda de firmeza e forma
  • Mamilos posicionados abaixo do sulco mamário
  • Alterações na mama após amamentação ou emagrecimento
  • Assimetria mamária
  • Malformação congénita (p.ex mama tuberosa)

O propósito desta cirurgia é remodelar ou reposicionar o tecido mamário, devolver firmeza e melhorar a harmonia corporal. Este procedimento pode ser feito sem prótese, quando existe volume mamário suficiente, ou com prótese, nos casos em que se pretende também aumentar o volume da mama ou melhorar a projeção.

A flacidez mamária pode ocorrer devido ao envelhecimento, gravidez e amamentação, alterações significativas de peso, ou a fatores genéticos. Em alguns casos, podem existir malformações congénitas como a mama tuberosa, que obrigam à realização destes procedimentos para remodelação do tecido mamário.

1

Consulta

É realizada a avaliação por um cirurgião plástico para definir a técnica mais indicada, o tipo de cicatriz e a necessidade de utilização de uma prótese.

2

Cirurgia

2 a 3 horas, sob anestesia geral.

3

Pós-operatório

Internamento: 1 noite.

Uso de sutiã cirúrgico durante 6 semanas.

Poderá estar indicado fazer tratamentos de fisioterapia dermatofuncional para acelerar a sua recuperação. 

4

Cuidados

Evitar esforços com os braços nas primeiras semanas.

Dormir de barriga para cima.

Utilização de sutien cirúrgico durante 8 semanas.

Poderá retomar atividades físicas ligeiras 7 semanas após a cirurgia, e exercício físico após 8 semanas.

5

Acompanhamento

São realizadas consultas regulares nas semanas seguintes à cirurgia, para monitorização da cicatrização e adaptação do implante.

 

Casos reais

Antes e depois

Depois
Antes
Depois
Antes

Ainda não foram adicionadas reviews nesta especialidade.

Saiba mais

Perguntas Frequentes

Sim, a localização e extensão das cicatrizes dependem da técnica utilizada e do grau de ptose da mama. As cicatrizes mais frequentes são as localizadas na região periareolar, a periareolar e cicatriz vertical ou a cicatriz em T invertido. Com o tempo e cuidados apropriados, estas tendem a tornar-se mais discretas.

Se tem a mama descaída, a colocação de um implante mamário, sem outros procedimentos adicionais, poderá não corrigir a deformidade. Na maior parte dos casos, será mesmo necessário remodelar o tecido mamário e reposicionar o mamilo para obter um resultado harmonioso. No entanto, apenas após uma consulta com um cirurgião plástico é que será possível determinar qual o procedimento cirúrgico mais adequado ao seu caso. Se tem dúvidas sobre qual é a cirurgia mais indicada marque uma consulta connosco para esclarecer todas as suas dúvidas.

Na mastopexia sem prótese, remodela-se a mama utilizando apenas o tecido existente. Na mastopexia com prótese, além da elevação, há aumento de volume e projeção, estando esta cirurgia indicada em situações em que a flacidez da mama está associada a perda de volume. A escolha dependerá da anatomia da mulher e do resultado pretendido.

 

Na maioria dos casos, é possível amamentar após uma mastopexia. No entanto, a capacidade de aleitamento materno depende de factores externos à cirurgia e da técnica cirúrgica adotada pelo que não é possível garantir, em todos os casos. Esta questão deve ser previamente discutida com o seu cirurgião plástico.

O resultado final só é alcançado ao fim de alguns meses, após a reabsorção do edema e estabilização dos tecidos. Vai uma melhoria imediata do contorno da mama, mas este não é o resultado final esperado.

Os resultados são duradouros, mas podem ser influenciados por fatores como envelhecimento, gravidez ou variações significativas de peso.

Os riscos da mastopexia incluem hematoma, infecção, alterações temporárias de sensibilidade, assimetrias e alterações ou atraso na cicatrização. Em casos raros, pode ocorrer necrose da aréola. No caso da mastopexia com prótese, associam-se as complicações existentes pela colocação de um implante e poderá consultar na página dedicada a mamoplastia de aumento.

O valor varia consoante a técnica, necessidade de prótese e procedimentos associados. Agende a sua consulta ou fale connosco para obter um orçamento.

Na Skinology Plastic Surgery, o procedimento é realizado por cirurgiões plásticos experientes, com foco na segurança, precisão técnica e resultados adaptados ao corpo da paciente.

SKINOLOGY BLOG

Artigos relacionados

Mãos de mulher cuidadas a segurar e pressionar dois implantes mamários
10 DEZ, 2025

Sabia que… Os implantes mamários podem ser colocados em três planos diferentes?

Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...

10 DEZ, 2025

Comer 5 peças de fruta por dia é uma opção saudável?

A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...

12 SET, 2025

6 mitos dos procedimentos minimamente invasivos em cirurgia plástica em que não deve acreditar

Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos...

1 / 3