A lipoaspiração ou lipoescultura pode ser indicada para:
A lipoescultura é uma evolução desta técnica, permitindo não só aspirar a gordura de determinadas zonas, mas também purificá-la e injetá-la noutras áreas corporais como os glúteos, mamas ou face, com o objectivo de melhorar o contorno corporal.
Estes procedimentos não são métodos de emagrecimento nem devem ser realizados em doentes obesos.
É habitualmente associada a outros procedimentos cirúrgicos como a abdominoplastia, o aumento dos glúteos, o lifting de coxas ou braços, ou mesmo o lifting facial.
É avaliada a distribuição de gordura, elasticidade da pele e proporções corporais e definida qual a técnica mais adequada.
1 a 4 horas, dependendo, sob anestesia geral ou sedação com anestesia local.
Internamento: ambulatório ou 1 noite.
Uso de cinta compressiva durante 6 a 8 semanas.
Edema e equimoses: 2 a 3 semanas.
É essencial realizar fisioterapia dermatofuncional para redução de complicações e melhoria dos resultados.
Evitar exposição solar direta durante 2 meses.
Manter a cinta compressiva e seguir orientações de drenagem linfática pós-operatória.
Consultas regulares para avaliar a recuperação e os resultados.
Ainda não foram adicionadas reviews nesta especialidade.
Saiba mais
A lipoaspiração serve para emagrecer?
Não. O objetivo da lipoaspiração é remodelar e definir o corpo, removendo depósitos de gordura localizada. Esta cirurgia não deve ser oferecida para tratamento da obesidade. É recomendável que tenha atingido o seu peso alvo antes de realizar uma lipoaspiração.
Onde a gordura removida pode ser reaplicada?
Na lipoescultura, a gordura purificada pode ser enxertada em glúteos, mamas (em casos selecionados), face ou outras áreas que beneficiem de maior volume.
Qual é a quantidade máxima de gordura que pode ser aspirada em segurança?
A quantidade segura varia consoante o peso, estado geral e doenças. Habitualmente o máximo recomendado não deve ultrapassar os 5 a 7‰ do peso corporal total do doente. Acima desta percentagem, existe um risco elevado de complicações pós operatórias graves.
Quais são os benefícios da fisioterapia dermatofuncional após uma lipoaspiração?
A fisioterapia dermatofuncional acelera a recuperação, reduz o edema e ajuda a prevenir fibroses ou irregularidades na pele. Técnicas como drenagem linfática manual, ultrassom e radiofrequência contribuem para melhorar o conforto no pós-operatório, otimizar o contorno corporal e alcançar resultados mais previsíveis.
Quanto tempo depois da cirurgia posso voltar a praticar exercício físico?
Atividades leves, como caminhadas curtas, podem ser retomadas cerca de 1 semana após a cirurgia. Exercícios mais intensos ou de impacto só devem ser retomados ao fim de 4 a 6 semanas.
Como ficam as cicatrizes da lipoaspiração?
As cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas (cerca de 3 a 5 mm) e são colocadas em áreas discretas, como em pregas naturais da pele. Com cuidados adequados e proteção solar, tendem a ficar pouco visíveis ao longo do tempo.
Quando posso ver o resultado final?
O resultado final só é visível ao final de 6 meses após a cirurgia, que é quando desaparece o edema pós-cirúrgico.
A gordura pode voltar?
As células de gordura retiradas não voltam a crescer, mas, se houver aumento de peso, as células remanescentes podem aumentar de tamanho.
Quais são os riscos da lipoaspiração?
Podem incluir irregularidades de contorno, assimetrias, seroma, infeção, formação de fibrose, trombose venosa profunda e alterações da sensibilidade. Em casos muito raros pode ocorrer perfuração intestinal ou embolia gorda (no caso da injeção de gordura).
Quanto custa a lipoaspiração ou lipoescultura?
O valor desta cirurgia depende das áreas tratadas, e se a gordura injetada é reaplicada. Regra geral só é possível dar um orçamento após uma primeira consulta de Cirurgia Plástica. Agende a sua consulta para um orçamento personalizado ao seu caso.
Onde posso fazer a lipoaspiração?
Na Skinology Plastic Surgery, realizamos lipoaspiração e lipoescultura com segurança, técnicas avançadas e foco em resultados naturais e harmoniosos. Agende a sua consulta de Cirurgia Plástica ou entre em contacto connosco.
SKINOLOGY BLOG
Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...
A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...
Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos...
Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...
A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...
Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos...