Redução Mamária

Grande plano do peito de uma mulher com um sutiã branco liso.

A redução mamária ou mamoplastia de redução é uma cirurgia que tem como principais objectivos diminuir o volume e peso do tecido mamário, melhorar a forma da mama, corrigir a ptose e reposicionar o mamilo.

Principais indicações:

  • Desconforto físico devido ao peso excessivo das mamas
  • Dor persistentes nas costas, ombros ou pescoço
  • Irritação na região inframamária
  • Limitação na praticar exercício físico pdevido ao tamanho da mama
  • Desejo na melhoria da proporção e simetria corporal

Para além do resultado estético, esta cirurgia é muitas vezes procurada por mulheres que apresentam sintomas físicos, como dor nas costas, pescoço e ombros, marcas deixadas pelas alças do sutiã ou irritação cutânea na parte debaixo da mama.

1

Consulta

Avaliação com um cirurgião plástico para definir qual a técnica mais adequada, o tipo de cicatriz e os objetivos da cirurgia.

2

Cirurgia

Duração de 2 a 4 horas, sob anestesia geral.

3

Pós-operatório

Internamento: 1 noite.

Uso de sutiã cirúrgico durante 8 semanas.

Poderão estar indicados tratamentos de fisioterapia dermatofuncional para acelerar a recuperação. 

4

Cuidados

Evitar esforços com os braços nas primeiras semanas.

Dormir de barriga para cima. Utilização de sutiã cirúrgico conforme indicado. Poderá retomar atividades físicas ligeiras 7 semanas após a cirurgia, e exercício físico após 8 semanas.

5

Acompanhamento

Consultas regulares para monitorizar a cicatrização e o posicionamento da mama.

 

Casos reais

Antes e depois

Depois
Antes
Depois
Antes

Ainda não foram adicionadas reviews nesta especialidade.

Saiba mais

Perguntas Frequentes

Sim, mas o padrão e extensão da cicatriz variam consoante a técnica e o volume retirado. Poderão ser peri-areolar e vertical ou peri-areolar e em T invertido. Com o tempo, tendem a tornar-se pouco visíveis.

Na maioria dos casos, sim. A diminuição do peso mamário reduz significativamente a sobrecarga postural e o desconforto associado.

Poderá retomar as actividades diárias ao final de 7 a 10 dias após a cirurgia. Exercícios mais exigentes ou de impacto só devem ser retomados após cerca de 8 semanas.

 

Existem muitas mulheres que dão de mamar após uma cirurgia de redução mamária, mas não é possível garantir essa capacidade. O aleitamento materno depende de vários factores, muitos deles externos à cirurgia. Adicionalmente, a técnica utilizada e a quantidade de tecido removido podem afectar a capacidade de amamentação. 

 

Como em qualquer tipo de cirurgias, existem riscos e complicações possíveis. Embora raros incluem: hematoma, seroma, infeção, alterações temporárias da sensibilidade, assimetria, atraso na cicatrização e cicatrização hipertrófica ou quelóide. Em situações pode ocorrer comprometimento da irrigação da aréola.

A redução mamária é, dentro da cirurgia plástica, uma das cirurgias com maior índice de satisfação, tanto física como emocional. Se estás a considerar esta opção, recomendamos que agende uma consulta de cirurgia plástica para que possa discutir detalhadamente as vantagens e desvantagens deste procedimento e decidir está indicado ao seu caso. 

O valor depende da técnica utilizada e de procedimentos associados. Marque a sua consulta ou fale connosco para obter um orçamento personalizado.

Na Skinology Plastic Surgery, esta cirurgia é realizada por cirurgiões plásticos experientes, garantindo segurança, técnica precisa e resultados adaptados às suas necessidades.

SKINOLOGY BLOG

Artigos relacionados

Mãos de mulher cuidadas a segurar e pressionar dois implantes mamários
10 DEZ, 2025

Sabia que… Os implantes mamários podem ser colocados em três planos diferentes?

Plano retroglandular (A): o implante é colocado atrás da glândula mamária. Permite um bom contorno, sem distorção muscular em doentes...

10 DEZ, 2025

Comer 5 peças de fruta por dia é uma opção saudável?

A fruta faz parte da alimentação diária de grande parte da população, mas a dúvida mantém-se: afinal, quantas peças devemos...

12 SET, 2025

6 mitos dos procedimentos minimamente invasivos em cirurgia plástica em que não deve acreditar

Não há área da Medicina tão rodeada de mitos como a Cirurgia Plástica. Hoje desmistificamos 6 ideias erradas sobre procedimentos...

1 / 3