A cirurgia estética genital feminina inclui vários procedimentos destinados a melhorar a aparência genital e o funcionamento sexual da mulher.
Na sociedade actual, onde as mulheres ganham cada vez mais autonomia e afirmação pessoal, começam também a priorizar a sua saúde sexual e o bem-estar geral. Conscientes das opções disponíveis, procuram cada vez procedimentos que visam melhorar a aparência ou a função da região genital.
Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Estética (ASPS), observou-se um aumento de 217,3% de ninfoplastias realizadas nos EUA, entre o ano de 2013 e 2017. Apesar de em Portugal não se conhecerem dados estatísticos que analisem estas tendências, acredita-se que acompanhem o crescimento mundial.
Os procedimentos mais realizados são:
Ninfoplastia ou cirurgia de redução dos pequenos lábios:
Consiste na redução do tamanho dos pequenos lábios vaginais. Mulheres com hipertrofia (aumento) dos pequenos lábios queixam-se frequentemente de desconforto na utilização de roupas apertadas, dor e limitação da vida sexual. Esta cirurgia é também procurada por mulheres com preocupações estéticas com a aparência dos pequenos lábios.
Lipofiling ou enxertos de gordura:
Envolve lipoaspirar gordura e injetá-la no monte de Vénus ou nos grandes lábios em mulheres com diminuição do volume dessas zonas.
Injeção de ácido hialurónico:
Este procedimento está indicado em mulheres que não querem ir ao bloco. Nestes casos, é possível utilizar ácido hialurónico (a mesma substância utilizada para aumentar os lábios) para aumentar esta zona corporal. O procedimento pode ser feito no consultório e é praticamente indolor. Contudo, o ácido hialurónico é reabsorvido ao final de 12 a 18 meses, o que obriga a reaplicações.
A injeção de ácido hialurónico também é frequentemente utilizada de forma a aumentar o prazer sexual na mulher. O G-shot envolve a aplicação desta substância no ponto G ou na parede anterior da vagina de forma a aumentar a estimulação durante o acto sexual.
Redução do monte de Vénus (exérese de pele em excesso ou remoção de gordura por lipoaspiração):
Está indicado em mulheres que apresentam aumento do tecido adiposo supra-púbico. Habitualmente esta acumulação de gordura está associada a alterações de peso acentuadas (ex-obesidade, por exemplo).
O resultado destes procedimentos é, no geral, muito positivo. Observa-se um aumento a autoconfiança feminina e da satisfação sexual e pessoal.